Obter Adobe Flash Player

 

Choro Caipira – Uma homenagem a Ernesto Nazareth

 

O violeiro paulista Fabio Porte, acaba de realizar um trabalho inédito sobre a obra de um dos principais compositores brasileirões, pianista ”Ernesto Nazareth”.

Apaixonado pela música de Nazareth, sobretudo o Choro, Porte adaptou várias de suas composições para serem executadas na VIOLA CAIPIRA. O resultado deste cuidadoso trabalho de pesquisa e estudo é o Projeto Choro Caipira, que acaba de sair do forno e está pronto para ser apresentado ao público.

Além da inovação de si, este novo trabalho serve para comprovar a originalidade e versatilidade da viola caipira como instrumento de composição, execução e acompanhamento.

Além dos grandes sucessos de Nazaré, o repertório traz canções menos conhecidas, incluindo maxixes, choros, lundus, sambas e valsas do grande mestre, como: Ouro Sobre Azul, Catrapus, Furinga, Nenê, Brejeiro, Escovado, Primorosa, Odeon, Matuto e Suculento entre outras...

Profissionalmente, esse projeto marca uma nova etapa na carreira artística do violeiro Fabio Porte que já pensa em novos projetos semelhantes a este. “Gostei tanto da experiência, que já tenho em vista novos trabalhos de adaptação da obra de grandes compositores brasileiros como Pixinguinha, João Pernambuco, Zequinha de Abreu entre outros”, explica.

Inicialmente, o espetáculo “Choro Caipira” foi idealizado para viola caipira, mas entusiasmado com o resultado musical e percebendo o potencial artístico do projeto, Fabio Porte buscou apoio de um violão de sete cordas, um percussionista e de um baixo acustico.
Uma formação que além dos resultados performáticos, surpreendeu pela qualidade expressiva e autêntica da sonoridade.

 

 

Projeto Causos e Violas

Divulgadores e Compositores da Música Caipira

 

A moda de viola é uma modalidade de música produzida no Brasil com procedência portuguesa, musicalmente é composta por solos de viola e versos extensos permeados por refrãos. 

Desde 1500 essa cultura vem encantando e fazendo parte da vida e da história de pessoas de todas as idades como crianças, jovens, adultos.
A música de raiz virou uma paixão, uma maneira de viver, apesar de todas as músicas que conhecemos, nasceu certas curiosidades; quem foi o pioneiro que surgiu com tudo isso, quem divulgou?

Foi então que Fábio Porte começou com suas pesquisas e elaborou a apresentação Cultural Compositores e Divulgadores da Musica Caipira.

Seu objetivo é levar o conhecimento e a história dos compositores e divulgadores através de Música e Causos, para todas as pessoas.
O pioneiro e corajoso divulgador com toda dificuldade de entrar na mídia que a história nos conta foi Cornélio Pires, que não desistiu financiando do próprio bolso e acreditando num mercado musical que estava por vir, lançando no mercado cinco duplas sertanejas, abrindo as portas para outros cantadores e compositores da época.

Assim como tantos outros, Ariovaldo Pires, Tonico e Tinoco, Teddy Vieira, Dino Franco, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Renato Teixeira, Tião Carreiro, Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho desde a década de 1930 até anos 2000.

A intenção deste SHOW além de preservar nossa cultura é passar para próximas gerações a cultura caipira.

 

Para maiores esclarecimentos sobre nossos projetos envie um e-mail para contatofabioporte@gmail.com ou pelo telefone:
(11) 9.7351-8503
 

 

Apoio:

 

 
 
 
      

Fabio Porte - Cantor e Compositor

 
Contato / Shows: contatofabioporte@gmail.com   |  +55 (11) 9 7351.8503 (Vivo)
 

© 2018 Todos os Direitos reservados à Fabio Porte